Quadro: Talismãs pt 2

Figa

1fcdd375ef1056abfa157c473110f125

A figa é um amuleto de origem italiana chamado Mano Fico. Mano significa mão e Fico ou Figa é a representação dos genitais femininos, o que associa a imagem da figa à fertilidade e ao erotismo.

Na Itália, este sinal, conhecido por “fica” ou “far le fiche”, pela semelhança com a genitália feminina, era um gesto comum e muito grosseiro em séculos passados, semelhante ao dedo médio erguido, no Brasil.

Na Turquia, este gesto é igualmente considerado ofensivo; nos países de língua inglesa, como nos Estados Unidos, é uma brincadeira infantil em que se simula arrancar o nariz de uma criança de seu rosto.

No Brasil, a figa indica desejos de boa sorte e se usa como amuleto contra mau-olhado, não se sabe ao certo o porquê. Mas, segundo a tradição afro-brasileira, a figa “fecha o corpo”. É um sinal de proteção contra agressões físicas e espirituais.

Olho Grego

olhogrego

Nazar ou Pedra contra mau olhado também chamada “olho turco” é um amuleto de proteção contra o olho gordo, sendo mais comum na Turquia, onde se vê em escritórios e residências, em joias (inclusive para bebês), em veículos, portas, cavalos e até telefones celulares. Os comerciantes do Grande Mercado costumam oferecer aos turistas brindes com o olho gordo desejando boa sorte. Geralmente, você encontra este amuleto no formato de uma gota ou como um ornamento de vidro pendurado, pulseira, ou ligado aos tornozelos. É formado de círculos azul-escuro (ou preto), azul-claro, branco e azul-escuro. O olho grego é um símbolo do olhar divino, que proporciona a sorte, a energia positiva, limpeza energética, saúde, luz, paz, proteção. É usado para proteger pessoas e ambientes contra a maldade, a feitiçaria e a inveja.

Não importa o tamanho, é mais comum encontrá-lo na cor azul e de vidro. Essa cor absorve e filtra as vibrações nocivas. Já o vidro costuma rachar ou quebrar acidentalmente quando saturado de energia – sinal de que o amuleto cumpriu sua função. Os cacos devem ser jogados fora e a peça, substituída por outra nova. Quando usado para a proteção do ambiente, deve ser fixado perto da porta.

FONTE: BARRENCO, Sibyla Rudana. Segredos da Magia: amuletos, ervas, banhos e rituais para todas as ocasiões

Anúncios

Publicado por

begniss

Meu nome é Feline Vesperum (nome mágico e usado para fins bruxescos). Sou bruxa natural e atuo sozinha, não possuo nenhum coven. Esse blog foi criado com o intuito de ser como um livro das sombras online e também para ajudar os iniciantes na prática da magia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s