Sabbats

Há oito festivais que compõem a roda do ano, eles são chamados de Sabbats. Há os equinócios e o solstícios que são chamados de Sabbats menores e marcam as estações do ano. Os quatro grandes Sabbats são: Imbolc, Beltane, Lunasa e Samhain. Os quatro pequenos são os equinócios e solstícios.

Nos equinócios, a corrente de poder é forte e especialmente boa para encantamentos sobre uma ideia de crescimento. As marés dos solstícios são mais calmas, altura para reunir a energia e louvar. Os grande Sabbats libertam correntes de energia em cada quarto do ano.

7dcd4af0c08015b9555435ce4bd3fb56

Samhain (1 de maio no Hemisfério Sul e 31 de outubro no Hemisfério Norte), pronunciado sou-en, e hoje chamado de Halloween, marcava o fim do ano celta. O ano novo começava, de fato, ao por do sol do dia 31 de outubro. O ritual era conhecido por Noite dos Antepassados ou Festa dos Mortos. Uma vez que o véu entre os mundos é mais fino nesta noite, esta altura era, e é excelente para a adivinhação. São realizadas festas em memórias dos antepassados mortos como afirmação da vida que continua. É o tempo de resolver problemas, de jogar foras velhas ideias e influências.

Yule (21 de junho no Hemisfério Sul e 21 de dezembro no Hemisfério Norte) é o solstício de inverno. É o tempo da morte e do renascimento do Deus Sol. Os dias são menores e o sol está no seu ponto mais baixo. A lua cheia depois de Yule é considerada a mais poderosa do ano todo. Este ritual é um festival de luz, com tantas velas quanto possível sobre o altar ou perto dele, saudando a Criança Sol.

Imbolc (1 de agosto no Hemisfério sul e 1 de fevereiro no Hemisfério Norte) é o tempo das limpezas e dos cordeiros recém nascidos. É um festival da virgem, de preparação para o crescimento e renovação.

Ostara (22 de setembro no Hemisfério sul e 21 de março no Hemisfério Norte). Em Ostara, luz e sombras são equilibradas. A luz da vida se eleva e o Deus quebra as correntes do inverno. A Deusa é a virgem e o Deus renascido é jovem e vigoroso. O amor sagrado da Deusa e do Deus é a promessa do crescimento e da fertilidade.

Beltane (31 de outubro no Hemisfério Sul e 1 de maio no Hemisfério Norte). É, em primeiro lugar, um festival de fertilidade, com encantamentos naturais e oferendas a plantas silvestres e elementais. Um tempo de grande magia, bom para todas as adivinhações e para construir um santuário no jardim ou bosque. Os guardiões do lar devem ser honradas nessa data.

Litha (21 de dezembro no Hemisfério Sul e 21 de junho no Hemisfério Norte).  A Deusa é a rainha do verão e o Deus, um homem de extrema força e virilidade. O sol começa a minguar e o Deus começa a seguir rumo ao País de Verão. A Deusa é pura satisfação e mostra isso através das folhas verdes e das lindas flores do verão.

Lammas (2 de fevereiro no Hemisfério Sul e 1 de agosto no Hemisfério Norte). Em Lammas, da á luz, e o Deus novamente morre pela Deusa. A Deusa precisa de sua energia de vida para que a vida possa crescer e prosseguir. O Deus se sacrifica para que a humanidade seja nutrida, mas através do grão ele renasce. No ápice de sua abundância, ele retorna através dela.

Mabon (21 de março no Hemisfério Sul e 22 de setembro no Hemisfério Norte). Em Mabon, as luzes e as trevas se equilibram novamente;porém o Sol começa a minguar mais rapidamente. O Deus torna-se então o Ancião, o Senhor das Sombras.

Fonte: CONWAY, D. J. A magia celta.

http://cavernadabruxa.com/sabbats/

Anúncios

Publicado por

begniss

Meu nome é Feline Vesperum (nome mágico e usado para fins bruxescos). Sou bruxa natural e atuo sozinha, não possuo nenhum coven. Esse blog foi criado com o intuito de ser como um livro das sombras online e também para ajudar os iniciantes na prática da magia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s